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O freio do seu carro está longe de ser apenas aquele pedal entre o acelerador e a embreagem. O pedal só faz acionar um sistema complexo que transforma a pressão mecânica do seu pé em pressão hidráulica que chega até as rodas e as faz parar. A maior parte dos carros brasileiros tem freio a disco nas rodas dianteiras e com tambores nas traseiras. Veja a função de cada peça do sistema de freio, os problemas que você pode detectar e os prazos de duração de cada item. O conjunto de freios deve passar por uma checagem a cada 10 mil quilômetros.
PEDAL - O que pode acontecer – O pedal em si não costuma estragar. Se ele começa a ceder, é indicativo que existe algo errado no sistema de freio. Prazo de troca – Geralmente não é trocado, salvo se entorta por algum acidente.
SERVO FREIO - Tem a função de auxiliar a atuação do freio, multiplicar para todo o sistema a força empregada pelo motorista no pedal. Sem ele, seria praticamente impossível parar o carro. Ele funciona com o vácuo gerado pelo funcionamento do motor. Esse é o motivo que deixa o pedal duro quando você desliga o motor. O que pode acontecer – Em caso de defeito, o pedal fica pesado. Se isso acontecer, é um sintoma que o servo freio está estragando. Prazo de troca – Não precisa passar por manutenção. A média de durabilidade é entre 120 mil e 200 mil quilômetros. Só deve ser trocado se apresentar problema.
CILINDRO MESTRE - Sua função é a de abastecer o sistema de freio com fluido vindo do reservatório e transformar a pressão mecânica de pisar no pedal em pressão hidráulica. O que pode acontecer – O maior problema é corrosão interna por uso de fluido contaminado com água ou vencido. Se as válvulas ou borrachas internas estiverem com problema, o pedal de freio ficará baixo. Prazo de troca – O cilindro dura mais de 100 mil quilômetros se for feita a manutenção correta, ou seja, troca do fluido de freio a cada 10 mil quilômetros.
FLUÍDO - É o líquido que faz funcionar todo o sistema hidráulico de freio. Fica no reservatório acima do cilindro mestre. O que pode acontecer – O principal problema é o acúmulo de água no fluido, que reduz a capacidade de frenagem. Ele não deve ser completado. Se baixou o nível, é sinal que há vazamento em algum lugar. Prazo de troca – Se o motorista trocar o fluído a cada 10 mil quilômetros, há menor chance de corrosão nas peças.
CANOS E MANGUEIRAS - São os dutos que levam o fluído do cilindro mestre para as rodas. Há canos de cobre nas partes sem flexão e mangueiras próximas às rodas onde há movimento, os chamados flexíveis. O que pode acontecer – Como são condutores, os canos e mangueiras nunca podem se romper. Se isso ocorrer, vaza o fluído e carro pode ficar sem freio. Em caso de vazamento, a peça deve ser trocada imediatamente. Prazo de troca – Não há prazo de troca, mas precisam ser checados em todas as revisões. Se o motorista trocar o fluído a cada 10 mil quilômetros, a menor chance de corrosão nas peças.
PASTILHA DE FREIO - São as peças que ficam em contato com o disco de freio para parar o veículo. Estão apenas nas rodas dianteiras na maioria dos carros. O que pode acontecer – Caso estejam gastas, o carro fica com menor capacidade de frenagem. O desgaste pode ser sentido pelo pedal. Prazo de troca – A durabilidade vai depender do uso do motorista. Se ele anda mais na cidade e freia muito, as peças vão durar menos. Geralmente não são substituídas antes de 20 mil quilômetros.
DISCO DE FREIO - Como diz o nome, é em formato de um disco nas rodas e faz o contato com as pastilhas. O que pode acontecer – O principal problema dos discos é quando eles estão gastos, quebrados ou tortos. Isso provoca trepidações na hora de frear. Pastilhas gastas podem danificar os discos. Prazo de troca – Não há prazo de substituição. Em caso de desgaste ou frisos pelo atrito com pastilhas gastas, os discos podem ser retificados, mas é preciso observar a espessura mínima recomendada pelo fabricante.
LONA DE FREIO - Tem a função de fazer o atrito nas rodas traseiras com os tambores de freio. Elas também são responsáveis por travar o carro quando o motorista puxa o freio de mão, que é acionado por cabos. O que pode acontecer – Caso estejam gastas, diminuem a capacidade de frenagem nas rodas traseiras. Também tornam difícil parar o carro com o freio de mão. Prazo de troca – Assim como as pastilhas, depende da forma de uso. As lonas, porém, costumam durar mais do que as pastilhas porque o freio traseiro é menos exigido. Geralmente passam de 50 mil quilômetros.
TAMBORES - É uma espécie de bacia que fica nas rodas traseiras no entorno das lonas de freio. Quando o freio é acionado, a lona toca no tambor para parar as rodas traseiras. O que pode acontecer – Mesma situação do disco. O maior problema é desgaste, caso a lona sofra desgaste.
Prazo de troca – Não há prazo de troca. Em caso de desgaste, podem ser retificados para ficar novamente lisos, observando a espessura mínima do fabricante.
" Oi Dalva ! Tudo bem ? Cheguei de Lorena e ontem fui saber do "filtro de ar" que eu já estava aguardando lembra? Que bom ele já havia chegado e Adriano prontamente o colocou. Aproveitei e fiz tbém a higienização. Sua equipe mais uma vez fez atendimento nota 10. E com isso o atendimento me deixou mto satisfeita. Agradeço seu empenho e tbém ao da Rô. Abraço e Deus abençõe vcs. "
" Indicaria não, eu indico já.. Serviço ótimo de vcs, em todos os aspectos. De 0 a 10 com certeza 10. "
"Serviço e atendimento nota 10, não é atoa que sempre abasteço e troco óleo com vcs.” Parabéns pelo belo trabalho. "
" Olá. Bom dia! Dalva. Nota 10. Sim indicaria. Funcionário que me atendeu , está de parabéns, pela recepção, atenção, dedicação, estou bastante satisfeita.Obrigada. "
"Sim.....nota 10... O funcionário me atendeu muito bem. E mostrou um diferencial... domínio no assunto ao qual tratou comigo.. foi prestativo. "
"Nota 10, Dalva. Atendimento rápido, honesto, bem feito, com funcionários simpáticos e dispostos a trabalhar. "
" Ontem após o frentista me oferecer para verificar o nível da água do radiador e o óleo eu resolvi aceitar, e foi aí que ele me informou que havia algo de errado pois o nível do óleo estava muito baixo, e aí ele me mostrou que havia óleo vazando pelo filtro do óleo e que o filtro de ar e do combustível não era o adequado para o motor do meu carro, o meu carro é 1.6 e o que estava era 1.0.E além disso havia uma mangueira de ar do filtro desconectada. Gostei muito do atendimento !!!. "
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